Publicado:
Quinta-feira, 5 de julho de 2012 por Deborah Dubner
Web
do Bem sugere portal voltado ao consumidor.
Por
Deborah Dubner
O
brasileiro ainda está aprendendo a fazer valer seu poder de consumidor. Em
alguns países da Europa e América do Norte esta consciência de que podemos
fazer valer nossos direitos está bem mais avançada. No Brasil, ainda aceitamos
tratamentos inaceitáveis, cobranças indevidas e uma série de atitudes que não
devem ser tomadas como “normais” por parte de quem é cliente e consumidor. Há
quem já tenha aprendido a recorrer ao PROCON (o mais antigo) ou ao IDEC
(Instituto de defesa do Consumidor), que já foi indicado pela Série Web do Bem.
Esta
semana trazemos mais um aliado: o portal “Reclame Aqui”, um espaço do
consumidor na Internet onde é possível exercer sua cidadania expressando sua
reclamação quanto a atendimento, compra, venda, produtos e serviços. O interessante
é que, sem burocracia, os problemas são solucionados com mais rapidez. O site
Reclame Aqui foi inclusive uma das fontes da reportagem da revista EXAME, em
sua matéria de capa em maio do ano passado, sobre o tema "Guerra ao
Consumidor".
O
que você vai encontrar
Basicamente,
o que você vai encontrar no site, de uma maneira simples e direta:
-
um local para escrever suas reclamações
-
uma lista de reclamações de outras pessoas e seus status de acompanhamento
-
um comparador de empresas por número de reclamações, avaliações, notas do
consumidor, índice de soluções, etc.
-
opção de acompanhar uma compra virtual após efetuar o cadastramento no site
-
notícias de interesse do consumidor
-
Ranking de empresas por índices de solução, por reclamação e por notas
Interessante
salientar que o conteúdo publicado no Reclame Aqui! é indexado automaticamente
pelo Google e outros sites de Busca.
Reclamações
O
sistema de reclamações é aberto a qualquer cidadão que preencha corretamente o
cadastro no site. Sem qualquer custo a reclamação é publicada e um aviso é
encaminhado via e-mail à parte reclamada, caso a empresa tenha seu Serviço de
Atendimento ao Cliente Cadastrado no Reclame Aqui.
As
empresas poderão responder a qualquer momento, publicando assim a resposta à
reclamação do cidadão, bastando apenas estarem cadastradas no site (serviço
totalmente GRATUITO).
Índice
e Ranking
As
reclamações cadastradas no Reclame Aqui irão gerar um ranking sempre atualizado
das empresas conforme critérios de número de reclamações, tempo de resposta,
ausência de resposta, índice de Solução, Número de Avaliações, nota do
reclamante e índice de voltar a fazer negócio com a empresa considerados a
partir do momento da publicação e da respostas das mesmas. O sistema é
totalmente automatizado, não havendo interferência de operador na geração dos
dados de ranking.
Banco
de Dados
Os
dados de empresas e consumidores que integrarem o sistema do Reclame Aqui são
exclusivamente para possibilitar o acesso de ambos ao site e permitir a
comunicação do Reclame Aqui com seus cadastrados. O banco de dados do Reclame
Aqui é sigiloso e não comercializável. O Reclame Aqui fará a seu critério a
divulgação na mídia e encaminhamento das reclamações aos órgãos e autoridades
que possam colaborar na defesa dos interesses coletivos. Todas as reclamações e
informações constantes no Reclame Aqui são assinadas pelos interessados e de
responsabilidade exclusiva destes. O Reclame Aqui não aceita participações
anônimas ou registradas com apelidos. O site abre o espaço para liberdade de
expressão de Cidadãos e Consumidores, mantendo em seu banco de dados as informações
de origem de cada mensagem, as quais publica mantendo a essência do conteúdo. O
Reclame Aqui também não publica reclamações de caráter político e ideológico,
contra pessoa física ou que não se baseiem em relações de consumo.
Direitos
do Consumidor ao alcance de um click
Aprenda
que os seus direitos podem estar ao alcance de um click! Com este espaço, o
Reclame Aqui está colaborando na luta dos cidadãos por melhores relações de
consumo. Lute pelos seus direitos. Reclame Aqui!
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