quinta-feira, 5 de julho de 2012

Reclame Aqui: seus direitos ao alcance de um click


Publicado: Quinta-feira, 5 de julho de 2012 por Deborah Dubner

Web do Bem sugere portal voltado ao consumidor.

Por Deborah Dubner

O brasileiro ainda está aprendendo a fazer valer seu poder de consumidor. Em alguns países da Europa e América do Norte esta consciência de que podemos fazer valer nossos direitos está bem mais avançada. No Brasil, ainda aceitamos tratamentos inaceitáveis, cobranças indevidas e uma série de atitudes que não devem ser tomadas como “normais” por parte de quem é cliente e consumidor. Há quem já tenha aprendido a recorrer ao PROCON (o mais antigo) ou ao IDEC (Instituto de defesa do Consumidor), que já foi indicado pela Série Web do Bem.

Esta semana trazemos mais um aliado: o portal “Reclame Aqui”, um espaço do consumidor na Internet onde é possível exercer sua cidadania expressando sua reclamação quanto a atendimento, compra, venda, produtos e serviços. O interessante é que, sem burocracia, os problemas são solucionados com mais rapidez. O site Reclame Aqui foi inclusive uma das fontes da reportagem da revista EXAME, em sua matéria de capa em maio do ano passado, sobre o tema "Guerra ao Consumidor".

O que você vai encontrar

Basicamente, o que você vai encontrar no site, de uma maneira simples e direta:
- um local para escrever suas reclamações
- uma lista de reclamações de outras pessoas e seus status de acompanhamento
- um comparador de empresas por número de reclamações, avaliações, notas do consumidor, índice de soluções, etc.
- opção de acompanhar uma compra virtual após efetuar o cadastramento no site
- notícias de interesse do consumidor
- Ranking de empresas por índices de solução, por reclamação e por notas
Interessante salientar que o conteúdo publicado no Reclame Aqui! é indexado automaticamente pelo Google e outros sites de Busca.

Reclamações

O sistema de reclamações é aberto a qualquer cidadão que preencha corretamente o cadastro no site. Sem qualquer custo a reclamação é publicada e um aviso é encaminhado via e-mail à parte reclamada, caso a empresa tenha seu Serviço de Atendimento ao Cliente Cadastrado no Reclame Aqui.
As empresas poderão responder a qualquer momento, publicando assim a resposta à reclamação do cidadão, bastando apenas estarem cadastradas no site (serviço totalmente GRATUITO).

Índice e Ranking

As reclamações cadastradas no Reclame Aqui irão gerar um ranking sempre atualizado das empresas conforme critérios de número de reclamações, tempo de resposta, ausência de resposta, índice de Solução, Número de Avaliações, nota do reclamante e índice de voltar a fazer negócio com a empresa considerados a partir do momento da publicação e da respostas das mesmas. O sistema é totalmente automatizado, não havendo interferência de operador na geração dos dados de ranking.

Banco de Dados

Os dados de empresas e consumidores que integrarem o sistema do Reclame Aqui são exclusivamente para possibilitar o acesso de ambos ao site e permitir a comunicação do Reclame Aqui com seus cadastrados. O banco de dados do Reclame Aqui é sigiloso e não comercializável. O Reclame Aqui fará a seu critério a divulgação na mídia e encaminhamento das reclamações aos órgãos e autoridades que possam colaborar na defesa dos interesses coletivos. Todas as reclamações e informações constantes no Reclame Aqui são assinadas pelos interessados e de responsabilidade exclusiva destes. O Reclame Aqui não aceita participações anônimas ou registradas com apelidos. O site abre o espaço para liberdade de expressão de Cidadãos e Consumidores, mantendo em seu banco de dados as informações de origem de cada mensagem, as quais publica mantendo a essência do conteúdo. O Reclame Aqui também não publica reclamações de caráter político e ideológico, contra pessoa física ou que não se baseiem em relações de consumo.

Direitos do Consumidor ao alcance de um click

Aprenda que os seus direitos podem estar ao alcance de um click! Com este espaço, o Reclame Aqui está colaborando na luta dos cidadãos por melhores relações de consumo. Lute pelos seus direitos. Reclame Aqui!



Nenhum comentário:

Postar um comentário